Como terceirizar o envio do SPED Contábil no seu comércio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

SPED Contábil

O SPED Contábil é uma iniciativa do governo para digitalizar os processos contábeis das empresas. Sua intenção é facilitar o arquivamento, envio e validação dessas informações e, ao mesmo tempo, melhorar o monitoramento quanto ao pagamento de impostos e tributos.

Por ser um sistema relativamente novo, implantar e operar o envio do SPED Contábil pode não ser uma tarefa para qualquer um: para realiza-lo da forma correta, é necessário recorrer a profissionais e contadores que realmente entendam do assunto. Mas como a empresa que precisa se adequar deve proceder? É melhor realizar o envio internamente ou terceirizar esse serviço? Para saber mais, confira nosso artigo abaixo!

Como funciona o SPED Contábil?

O SPED Contábil consiste na substituição dos registros contábeis em papel por um arquivo eletrônico chamado de Escrituração Contábil Digital (ECD). Ele consiste em converter e transmitir digitalmente para os órgãos fiscais os seguintes documentos:

  1. Livro Diário e seus auxiliares;
  2. Livro Razão e seus auxiliares;
  3. Livro de Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprovantes das transações realizadas.

Através da digitalização desses arquivos, o SPED Contábil acaba trazendo uma série de benefícios – tanto para a empresa quanto para o Fisco, como:

  • Queda no registro e arquivamento de informações em documentos de papel, passando tudo para o formato digital;
  • Redução no tempo, trabalho e dinheiro gastos com as obrigações contábeis da empresa;
  • Menor necessidade de auditoria e fiscalização dentro da empresa;
  • Melhor organização interna quando dados, permitindo que informações sejam encontradas mais facilmente;
  • Aumento na qualidade dos dados registrados e consequentemente repassados aos órgãos fiscais.

SPED Contábil

Como adequar sua empresa ao SPED Contábil?

A adoção do SPED Contábil é exigida para as empresas tributadas pelos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido – ou seja, estão isentas dessa entrega as empresas do Simples Nacional.

As regras de implementação do SPED provocaram uma mudança significativa na contabilidade dessas empresas, exigindo um maior nível conhecimento e responsabilidade por parte do profissional contábil. Com isso, a terceirização passa a ser uma opção interessante, ao possibilitar um envio mais ágil e apurado dos documentos digitais.

Como terceirizar o envio do SPED Contábil?

Como o custo de um serviço contábil especializado é mais baixo em comparação a manter uma equipe de contadores internos, a terceirização passa a ser vantajosa principalmente para pequenas e médias empresas – já que estas possuem um faturamento menor.

Uma empresa terceirizada já possui toda a estrutura montada para realizar a apuração do SPED Contábil da melhor forma, além de também poder oferecer outros serviços tradicionais de contabilidade e orientar os empresários em demais questões, relacionadas à gestão tributária, planejamento financeiro, formação de preço e investimentos, entre outras coisas.

Se a opção for por contratar o serviço externamente, a empresa precisa integrar sua contabilidade interna com a equipe terceirizada, facilitando assim a geração e a transmissão dos documentos digitais. A recomendação é tentar trabalhar com os mesmos profissionais que já cuidam do seu setor contábil – ou seja, se sua contabilidade já é terceirizada, entregue o envio dos arquivos do SPED para os mesmos contadores. Caso contrário, opte por trazer para sua empresa profissionais experientes e que já conheçam a rotina do seu negócio.

A terceirização pode ser a saída para gerenciar os processos de SPED Contábil em sua empresa. Se você é um pequeno ou médio empresário, com certeza essa uma opção a ser considerada. Para saber mais sobre o assunto, não perca tempo: continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×