Terceirização do departamento pessoal: menos dor de cabeça e mais foco

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Terceirização do departamento pessoal menos dor de cabeça e mais foco

Um dos setores mais importantes para o crescimento de uma empresa é o departamento pessoal, pois é ele o responsável por alinhar junto ao Recursos Humanos as estratégias de desenvolvimento da equipe, bem como as questões burocráticas que envolvem a contratação, manutenção e desligamento dos colaboradores.

Porém, apesar dessa importância, os empresários nem sempre conseguem manter um departamento pessoal ativo dentro das empresas, o que pode vir a causar uma série de problemas para a companhia, inclusive de cunho legal.

Por isso, a terceirização do departamento pessoal vem sendo uma alternativa bastante interessante para as empresas, possibilitando um trabalho mais focado e estratégico, realizado por profissionais com o know-how necessário para ajudar no crescimento do seu negócio.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre os benefícios da terceirização do departamento pessoal, não deixe de conferir o artigo a seguir no qual mostraremos os pontos mais importantes dessa transição.

Por que devo terceirizar o departamento pessoal da minha empresa?

Como abordado anteriormente, nem sempre o departamento pessoal recebe a atenção que merece dentro das companhias, o que acaba prejudicando as rotinas legais ligadas à folha de pagamento e aos colaboradores. Devido a esse panorama, a terceirização do departamento pessoal vem se tornando uma tendência entre as empresas de diferentes portes e segmentos.

Ao optar por terceirizar o serviço, o empresário terá mais tempo para se dedicar a questões voltadas ao desenvolvimento do produto ou serviço comercializado e também aos seus clientes. As etapas mais burocráticas da gestão de pessoas ficam a cargo da equipe terceirizada, que terá tempo e as habilidades necessárias para promover o trabalho de maneira focada e com mais assertividade.

terceirização do departamento pessoal

Conheça os principais benefícios da terceirização do departamento pessoal

Além de evitar dores de cabeça para os empresários, pois o trabalho será realizado por uma equipe especializada, a terceirização do departamento pessoal garante outros ganhos positivos para o desenvolvimento das empresas.

A redução de custos, por exemplo, é um deles. Ao contratar uma equipe terceirizada, os custos com funcionários e encargos da empresa diminuem, além disso, o parceiro geralmente atua à distância, permitindo que a companhia tenha uma estrutura de trabalho mais enxuta.

Outro benefício importante proporcionado pela terceirização do departamento pessoal é que a equipe de Recursos Humanos pode focar o seu trabalho em questões estratégicas da gestão de pessoas, como treinamentos. Isso se torna possível por conta do trabalho da equipe terceirizada que fará a folha de pagamento, as bonificações e as contratações e demissões da empresa, por exemplo.

Conheça outros serviços contemplados na terceirização do departamento pessoal:

  • Análise e aplicação da convenção coletiva aos eventos da Folha de Pagamento;
  • Consultoria técnica sobre a legislação – CLT;
  • Assessoria técnica para implantação de sistemas de controle de ponto;
  • Aquisição dos Benefícios de forma eletrônica;
  • Rotina completa de admissão, demissão, homologações; comunicados de acidente de trabalho e afastamentos;
  • Elaboração de adiantamento, pró-labore, folha de pagamento e de décimo terceiro;
  • Controle mensal da provisão de férias e décimo terceiro;
  • Emissão das guias de recolhimento de impostos e das guias trabalhistas; (FGTS, GPS e GFIP);
  • Apuração e emissão de guia para pagamento da contribuição sindical patronal e de empregados;
  • Controle das informações e entrega das obrigações acessórias como DIRF, RAIS e CAGED.

A terceirização do departamento pessoal proporciona um trabalho mais focado e com a expertise necessária para o bom desenvolvimento da companhia. Mas, antes de contratar uma empresa parceira, é importante conhecer a sua trajetória e o escopo de trabalho adotado, evitando problemas no futuro.

Se você tem alguma dúvida sobre a terceirização do departamento pessoal, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos o quanto antes.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×