Terceirização Contábil: Reduza seus custos e foque no seu comércio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Terceirização Contábil Reduza seus custos e foque no seu comércio

Terceirizar determinados serviços dentro de uma empresa é visto como uma boa alternativa para agilizar e melhorar a qualidade seus processos internos, tornando o negócio mais eficiente como um todo.

Ao analisarmos o setor de contabilidade de uma empresa, essas vantagens ficam ainda mais evidentes. As mudanças constantes na legislação, o excesso de tarefas burocráticas e o alto custo de contratação de um contador próprio são fatores mais do que suficientes para que diversas empresas optem pela terceirização contábil.

Apresentaremos, neste artigo, essas e outras vantagens obtidas ao terceirizar contabilidade de sua empresa, explicando de que forma escolher o melhor serviço para fazer isso e orientando como implementar essa prática em seu negócio. Confira!

O que é terceirização contábil?

No passado, cada empresa tinha seus próprios contadores. Porém, a competição crescente no mercado e o aumento no rigor das normas contábeis transformaram os setores de contabilidade em estruturas cada vez mais complexas, especializadas e caras.

Ao mesmo tempo em que as empresas precisavam de mais eficiência e agilidade, ficou impossível manter uma boa equipe de contadores à altura dessas necessidades – principalmente para pequenos e médios negócios.

Como solução para isso, surge a terceirização contábil. Com ela, a empresa reduz ou extingue complemente suas atividades com relação ao setor, delegando todas as funções para uma empresa ou um profissional externo. O serviço é prestado de forma terceirizada, sem vínculo empregatício, porém com uma qualidade e eficiência maior do que a maneira tradicional.

Quais são as vantagens?

Atualização constante

Um serviço com profissionais de fora da empresa traz o que há de melhor em conhecimento disponível no mercado, além de sempre estar atualizado com as mudanças constantes na legislação. Serviços de contabilidade empresarial possuem clientes de diversas áreas, possuindo assim uma experiência e riqueza de informações bem maior do que um contador interno da empresa.

Maior eficiência

Como é serviço especializado, a contabilidade terceirizada atua de forma mais intensa, focada, indo direito ao ponto. O especialista terceirizado se dedicará para atender exclusivamente as demandas da empresa, atuando sempre focado em entregar resultados. Isso traz mais eficiência e rapidez em seus diagnósticos e na resolução dos problemas.

terceirização contábil

Menor custo

Por manter não manter vínculo empregatício com os profissionais, a empresa faz uma economia considerável ao optar pela terceirização contábil, em relação ao que gastaria com a contratação de um contador próprio. Isso sem falar nos custos de estrutura física e treinamento de um profissional interno, que não existem na terceirização.

Aumento na produtividade geral

Ao optar pela terceirização contábil, as empresas e seus funcionários passam a focar mais na atividade-fim do negócio, em vez de perder tempo e trabalho com rotinas secundárias, que não tem relação direta com o produto principal da empresa. Esse “direcionamento” de atenção para aquilo que realmente é o propósito final da empresa faz com que o nível de produtividade geral do trabalho suba.

Como realizar a terceirização contábil em sua empresa?

Mas terceirizar uma área tão importante quanto a contabilidade não é uma tarefa qualquer. Uma terceirização contábil feita sem a devida atenção acaba mais prejudicando do que ajudando. Por isso, a empresa deve se cercar de uma série de cuidados, como:

  1.   Analisar bem a empresa que está contratando, conhecendo seu histórico e reputação no mercado, para garantir a contratação de um serviço confiável e de qualidade.
  2.   Não utilizar a terceirização contábil para atividades-fim da empresa, para que a relação entre as duas partes não seja caracterizada como vínculo empregatício pela legislação.
  3.   Sempre solicitar a proposta dos honorários e serviços compreendidos por escrito, devidamente assinada, estabelecendo claramente as responsabilidades, prazos e demais obrigações entre as partes.
  4.   Jamais repassar dinheiro diretamente a terceirizada para pagamento dos tributos, pois o responsável por recolher os impostos é a própria empresa, após os cálculos dos mesmos serem aprovados.

Como em qualquer atividade, na contabilidade existem profissionais bons e ruins. O segredo é sempre selecionar com cuidado, escolhendo quem tem competência, idoneidade e esteja alinhado com o que a legislação pede. Tente não economizar nesse momento – quando se trata de um setor como a contabilidade, o barato pode sair muito caro no futuro.

A terceirização contábil pode ser a saída para reduzir os custos de seu comércio e melhorar sua gestão financeira ao mesmo tempo. Se ficou alguma dúvida sobre o assunto, sinta se a vontade e deixe o seu comentário.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×