Quais são os processos contábeis para um comércio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Quais são os processos contábeis para um comércio

Uma empresa precisa seguir algumas etapas antes de abrir, durante toda a sua existência e até para o seu fechamento. A contabilidade é fundamental em todas essas fases, pois o contador vai orientar e organizar os processos contábeis.

Se você é dono de uma micro ou pequena empresa comercial, fique atento aos processos contábeis relacionados a ela:

Elaboração do Contrato Social

O contrato social deve ser elaborado com a ajuda de advogados e contadores qualificados. Ele define, entre outras coisas:

  • O tipo de remuneração do dono/sócios (pro labore, distribuição de lucros);
  • A atividade desenvolvida pela empresa (conforme os produtos/serviços oferecidos, serão emitidas as notas fiscais);
  • O local onde ela atua, natureza jurídica da empresa (firma individual, sociedade por ações e outras);
  • O enquadramento como micro (ME) ou pequena empresa (EPP).

Somente Sociedades Anônimas (sociedade por ações) podem se enquadrar como ME ou EPP.

Uma consulta prévia deverá ser feita para conferir se o nome escolhido para a empresa está disponível, bem como o endereço onde ela vai funcionar.

Regime tributário

Também é preciso escolher o regime tributário ideal para sua empresa. A maioria das micro e pequenas empresas opta pelo Simples Nacional, que unifica todos os tributos para pagamento em uma única guia.

É um dos processos contábeis mais delicados e convém que o contador analise o perfil da empresa, faça projeções e simulações, pese vantagens e desvantagens antes de escolher Simples nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Anualmente, é recomendável fazer nova avaliação sobre o regime.

processos contábeis

Registro na Junta Comercial e outras entidades

Para funcionar legalmente, a empresa precisa estar registrada na Junta Comercial. Na maioria das Juntas Comerciais, é possível fazer também o registro na Secretaria da Receita Federal para receber o CNPJ.

Outros procedimentos são:

  • Registrar na Secretaria Estadual da Fazenda, tornando-se contribuinte do ICMS;
  • Obter o Alvará de Funcionamento na prefeitura;
  • Outras inscrições se referem ao FGTS (Caixa Econômica) e Sindicatos.

Esses são os primeiros processos contábeis, sem o qual sua casa comercial não poderá existir.

Escrituração contábil

A escrituração contábil consiste em uma série de processos contábeis envolvendo a legislação comercial, a legislação tributária e a legislação previdenciária. É indispensável a utilização de livros específicos (Diário, Razão, Caixa, Contas, Registro de Inventário, Entrada/Saída de Mercadorias e outros). Somente através da escrituração contábil, é possível a elaboração de:

  • Balanço patrimonial;
  • Demonstrações (Resultado do Exercício; Lucro ou Prejuízo; Origens e Aplicações de Recursos; Mutações do Patrimônio Líquido).

Dessa forma, a escrituração contábil habilita a empresa a enfrentar situações como:

  • Concordata (a empresa entra em acordo com seus credores mediante a apresentação das Demonstrações Contábeis, Livro Diário, Relação dos Credores, Balanço Especial);
  • Falência;
  • Problemas societários;
  • Perícias judiciais;
  • Fiscalização da Previdência Social;
  • Redução de custos;
  • Tomada de decisões;
  • Planejamento tributário (evitando atrasos no pagamento dos tributos e erros de cálculo, realizando recuperação de créditos e assim por diante).

Atualmente, existe a escrituração contábil digital representada pelo SPED.

Processos contábeis para o encerramento da empresa

Para encerrar as atividades de uma casa comercial, serão necessários processos contábeis como o Balanço de Liquidação , através do qual será possível determinar o ativo e o passivo circulantes, o patrimônio líquido, as contas transitórias e a elaboração do Distrato Social, onde se explica o motivo da dissolução de empresa (ou fim da sociedade) e são divididos os bens entre os sócios.

É uma fase muito importante para a empresa e deve ser conduzida com seriedade e competência a fim de evitar prejuízos financeiros e contendas judiciais.

Os processos contábeis nunca param no âmbito de uma empresa: antes, durante e ao final, eles sempre serão precisos. Os processos contábeis de seu comércio são bem desenvolvidos ou precários? Já pensou em terceirizar os serviços de contabilidade? Faça seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×