Processos contábeis: 5 maneiras de reduzir as falhas operacionais

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Processos contábeis 5 maneiras de reduzir as falhas operacionais

Os processos contábeis também estão sujeitos a falhas operacionais. A contabilidade aborda aspectos como ciclo financeiro, ciclo de caixa e ciclo econômico. Os meios que usa para realizar essas operações podem ser eficientes ou precários e o mais importante é que sejam desenvolvidos por profissionais com qualificação para o cargo, pois isso reduzirá ao máximo as possibilidades de falhas.

Leia o post e veja cinco maneiras de reduzir as falhas operacionais!

Organização aperfeiçoada

Para garantir a eficiência dos processos contábeis, deve-se usar todo o material obrigatório, como os livros de registro, que são fundamentais para diferentes operações. Além do Livro Diário e do Livro Razão, outros livros necessários são:

  • Livros fiscais (de entrada e de saída de mercadorias; de apuração dos impostos; de inventário);
  • Livros trabalhistas.

Mantenha sempre em ordem esses livros e toda a documentação, inclusive os talonários de notas fiscais. A organização com arquivos é um passo básico para evitar erros nos processos contábeis.

Automação dos processos contábeis

Outra dica para otimizar a gestão contábil é usando um software para ajudar nas operações. Os sistemas automatizados se destacam pela maior agilidade e segurança, bem como pela redução drástica das possibilidades de falhas operacionais. Os contadores mais qualificados trabalham com recursos digitais para assegurar a excelência de seu trabalho.

processos contábeis

Terceirização dos serviços contábeis

Outra maneira para otimizar a gestão contábil é entregando-a nas mãos de quem realmente entende e está preparado para realizar e administrar os processos contábeis com maior confiança e respaldo na legislação.

Muitas empresas de porte pequeno ou médio não dispõem de muitos recursos para estabelecer um setor específico de contabilidade dentro da empresa. Assim, os serviços contábeis ficam a cargo do próprio empreendedor ou são delegados a um funcionário “multitarefas”, que não possui qualificação suficiente para gerir os processos contábeis.

Terceirizar os serviços de contabilidade vai ser bem melhor para a empresa, tanto no que se refere aos custos como aos resultados finais. O empreendedor não terá gastos desnecessários por causa de erros, retrabalhos, falta de conhecimento da legislação. Enfim, poupará tempo e dinheiro.

Planejamento tributário

Os processos contábeis também envolvem as obrigações principais e acessórias, relacionadas ao pagamento de tributos e a tudo que, de alguma forma, está relacionado com eles. O planejamento tributário tem como finalidade escolher o melhor regime para a empresa após a análise adequada de seu perfil e de simulações. Além disso, ele contribui para que a situação da empresa com o fisco esteja sempre em ordem, para evitar penalidades.

Dessa forma, o planejamento tributário minimiza os riscos de erros quando se trata de calcular impostos e contribuições, aplicar alíquotas, compensar créditos, registrar as informações e repassá-las à fiscalização. Ele se responsabiliza por uma parte delicada, mas essencial para que a empresa possa permanecer ativa e tenha mais possibilidades de crescimento.

Contabilidade gerencial

A contabilidade sempre foi indispensável para as empresas. O envolvimento dela na gestão do negócio tornou-se tão dinâmico e necessário que surgiu o conceito de contabilidade gerencial. A contabilidade gerencial vai além do planejamento tributário, da organização dos livros, do cumprimento das obrigações comerciais.

A partir do momento em que toda a escrituração contábil é considerada pelos gestores na tomada de decisões, as chances de crescimento serão bem maiores para a empresa. A contabilidade pode determinar ou sugerir rumos em diversos segmentos: apuração de custos, controles orçamentários, controle tributário, precificação de produtos, etc.

Devido a essa maior integração entre os processos contábeis e a gestão empresarial, as falhas operacionais sofrerão queda não somente no âmbito contábil, mas em todas as atividades desenvolvidas pela empresa.

Como se desenvolvem os processos contábeis em sua empresa? Quais as falhas mais comuns? Já pensou em terceirizar os serviços de contabilidade? Diga o que pensa sobre o assunto!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×