Problemas fiscais: Quais são os mais comuns para quem tem um comércio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Problemas fiscais Quais são os mais comuns para quem tem um comércio

Assim como em outras áreas de atuação, os proprietários de comércios devem seguir todas as obrigações fiscais, tributárias e contábeis estipuladas pela lei brasileira.

Independentemente do porte do comércio, é preciso ter um controle contínuo de toda a documentação, evitando problemas fiscais que podem comprometer o desenvolvimento do negócio, gerando multas e até possíveis interdições.

Com a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), os erros e problemas fiscais ficaram muito mais evidentes, facilitando a operação dos órgãos responsáveis pela fiscalização, que nos dias de hoje está ainda mais rígida.

Se você tem um comércio e quer evitar dores de cabeça com a fiscalização, não deixe de conhecer a seguir os problemas fiscais mais comuns neste setor.

problemas fiscais

Situação cadastral irregular

Um dos problemas fiscais mais comuns nos comércios se refere a irregularidade da situação cadastral da empresa. Pode ser um erro no preenchimento do ramo de atuação, no endereço, nome fantasia, enfim, qualquer informação incorreta no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) poderá trazer problemas para o comércio, como multas.

Gerenciamento dos documentos

O dia a dia de um comércio costuma ser bastante agitado e o volume de documentos gerados também acompanha essa correria. Além das guias de recolhimento tradicionais, o comércio emite outros documentos de extrema importância para evitar problemas fiscais, são eles:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
  • Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e);
  • Cupom Fiscal Eletrônico do Sistema Autenticador e Transmissor (CF-e-SAT).

Armazenar toda a documentação fiscal do comércio é uma tarefa muito importante e também complexa. Isso porque é preciso saber quais dados são realmente necessários e o que pode ser descartado. Para que nada de importante seja perdido e também para não acontecer um acúmulo de documentos que não são relevantes, é interessante que o comércio conte com o apoio de profissionais especializados no assunto.

A terceirização fiscal é uma grande aliada dos comerciantes, pois ajuda a compor os processos e as rotinas empresariais. A companhia contratada ficará responsável pelo controle dos documentos fiscais do comércio, garantindo o cumprimento no prazo de todas as obrigações da empresa com o governo.

Notas fiscais com dados incorretos é um dos principais problemas fiscais dos comércios

Os comerciantes também devem se atentar na hora de emitir as notas fiscais para evitar os dados incorretos, pois as informações contidas nesses documentos são fundamentais.

Problemas fiscais advindos da emissão incorreta da nota fiscal são comuns e geram irregularidades com o fisco, órgão responsável por analisar os detalhes dessa documentação. O ideal é que o comerciante conte com um profissional especializado na área contábil/fiscal para assumir a incumbência de gerenciar a emissão e o recebimento de notas fiscais.

Regime tributário inadequado

É comum os comerciantes terem dúvidas sobre qual o melhor regime tributário para o seu negócio. Porém, essa é uma escolha importante e que pode ajudar a evitar futuros problemas fiscais. Há modalidades nas quais é possível pagar menos impostos, mas é preciso analisar se a área de atuação e o porte do comércio se encaixa legalmente nesse regime. Caso contrário, o comerciante poderá pagar tributos ainda maiores.

Agora que você já conhece os principais problemas fiscais enfrentados em um comércio, não deixe de gerenciar corretamente os documentos do seu negócio e ficar de olho em todos os processos. Se necessário, conte com o apoio de profissionais terceirizados, que são especialistas em gestão fiscal.

Para continuar por dentro das dicas sobre gerenciamento empresarial, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×