Problemas fiscais: 4 maneiras de minimizá-los

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Problemas fiscais 4 maneiras de minimizá-los

O sistema tributário brasileiro representa um obstáculo para qualquer empresário que busca empreender e administrar um negócio. Além da já conhecida alta carga de impostos recaindo sobre os lucros e a circulação de mercadorias, os gestores precisam lidar com uma complexa estrutura de obrigações e exigências – que, se não cumpridas, podem atrair a atenção das autoridades tributárias e ocasionar sérios problemas fiscais para a empresa.

Mas como se preparar para esse cenário? É o que mostraremos neste artigo: explicaremos quatro práticas a serem adotadas por qualquer empresa, para gerenciar seu pagamento de impostos da melhor forma e evitar problemas com o Fisco. Confira!

Automatizar e informatizar a gestão tributária

Muitas empresas não realizam um controle tributário por falta de estrutura ou desconhecimento de como fazer isso da melhor forma. Isso não só gera uma desorganização financeira, mas também ocasiona problemas fiscais que podem colocar em risco todo o negócio.

Porém, a tecnologia pode ser uma aliada nessa questão: atualmente, existe uma oferta de softwares e aplicativos destinados exclusivamente à organização dos tributos de uma empresa, bem como ao monitoramento da situação financeira, contábil e tributária no geral. Alguns sistemas de ERP, por exemplo, permitem a integração dos sistemas internos com o Fisco, o que dinamiza o recolhimento e apuração de tributos.

Outros, por outro lado, são destinados para o monitoramento interno, verificando, em tempo real, a situação financeira da empresa, assim como os tributos gerados. Esses softwares também auxiliam na emissão de obrigações acessórias, como NF-e (Notas Fiscais Eletrônicas), por exemplo, o que torna todo o processo mais fácil.

Recorrer a serviços de contabilidade especializada

Evidentemente, o apoio de especialistas na área contábil é recomendável em qualquer situação. O objetivo desse serviço, a grosso modo, é verificar se a sua empresa está em dia com as obrigações tributárias acessórias e principais, além de fornecer informações importantes sobre o patrimônio da empresa.

problemas fiscais

No entanto, a empresa pode ir além – e optar pela terceirizar toda sua área de contabilidade e tributos. Isso significa contratar uma empresa de serviços contábeis para cuidar desde o planejamento tributário até a sua execução. Ao delegar toda a gestão para um ou mais profissionais externos, a empresa não só evita problemas fiscais, mas também se mantém atualizada com as constantes mudanças na legislação, melhorando assim a eficiência do negócio como um todo.

Realizar auditorias e consultoria a procura de problemas fiscais

Outra prática bastante comum para evitar problemas fiscais é a contratação de auditorias e consultorias externas para que a empresa sempre esteja atualizada com a legislação vigente.

Se, por um lado, a auditoria tributária serve para verificar se os sistemas de controle interno são eficazes para o cumprimento efetivo das obrigações tributárias (verificando, por exemplo, se a empresa usa ou não softwares para essa finalidade), as consultorias passam informações relevantes sobre o aprimoramento dos procedimentos da empresa como um todo no quesito tributário, ajudando a fazer o planejamento tributário.

Orientar seus funcionários corretamente

Por fim, toda a empresa deve estar comprometida com o cumprimento das obrigações tributárias, para não só evitar problemas com o Fisco, mas também a fim de melhorar a organização interna do negócio. O compromisso deve atingir a todos – desde a alta administração até os profissionais de linha de frente.

Um colaborador, por exemplo, precisa entender a necessidade de emitir a nota fiscal a cada venda efetuada, assim como os administradores precisam entender que a realização de um planejamento tributário é indispensável para a manutenção de uma situação regular. Em outras palavras, é preciso orientar todos os profissionais a respeito da correta aplicação da legislação para que a empresa possa continuar operando sem maiores preocupações.

A aplicação de uma boa gestão tributária, aliada ao uso de ferramentas de controle e com um planejamento eficiente por trás faz com que o seu negócio esteja sempre conforme com a legislação, evitando problemas fiscais de todo tipo. Se você concorda, deixe um comentário abaixo e participe das nossas discussões!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×