5 problemas contábeis mais comuns para as PMEs

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta 5 problemas contábeis mais comuns para as PMEs

As pequenas e médias empresas existem em grande quantidade no Brasil. São empresas em formato menor, mas que apresentam chances de crescimento e recebem incentivo do governo para se desenvolverem mais.  

Como toda empresa, as PMEs necessitam de uma boa gestão para garantir que o negócio prospere e ofereça os melhores resultados. A necessidade de profissionais qualificados na área de contabilidade é fundamental em todo esse processo de gestão.

Confira a seguir cinco problemas contábeis mais comuns nas PMEs!

Erros na emissão de notas fiscais eletrônicas

Entre os problemas contábeis que costumam acontecer, os erros na emissão de notas fiscais eletrônicas merecem destaque. Para emitir as notas fiscais, é necessário preencher adequadamente os campos de PIS, ISS, COFINS e, como geralmente ocorrem falhas nesse preenchimento, a emissão das notas também é afetada.

A emissão inadequada de NF-es pode prejudicar muito uma PME, implicando no pagamento de outros impostos, notificações dos órgãos fiscalizadores e multas.

Ferir os princípios contábeis

Toda ciência tem seus princípios, suas normas e os pilares sobre os quais está fundamentada. Os princípios de contabilidade asseguram a uniformidade dos processos em qualquer empresa. Nesse sentido, uma das falhas mais comuns é a supervalorização dos ativos, que conduz a uma interpretação equivocada sobre o patrimônio da empresa. Baseados nessa interpretação, os gestores acabam tomando decisões erradas e nocivas ao negócio.

No caso citado acima, houve agressão ao princípio da prudência, essencial no complicado e concorrido mundo dos negócios.

problemas contábeis

Erros na folha de pagamento

Uma gestão contábil deficiente, realizada por empreendedores que não têm conhecimento suficiente na área, ou por funcionários que exercem a atividade de forma eventual, pode gerar problemas contábeis na folha de pagamento.

Preencher corretamente a folha de pagamento, calculando não somente o salário, mas adicionais e gratificações, é a melhor forma de evitar prejuízos financeiros e questões trabalhistas.

Por isso, mais uma vez, é preciso falar na necessidade de uma equipe qualificada para realizar a tarefa. Terceirizar os serviços de contabilidade é uma forma segura de evitar erros graves na gestão contábil e de reduzir gastos em uma PME.

Gestão tributária precária

Quando não se conta com o devido suporte na área contábil, o resultado é que o pagamento de tributos acaba sendo afetado. O planejamento tributário é fundamental antes e durante toda a existência da empresa. Sabe-se o quanto a carga tributária pode ser onerosa, principalmente para as PMEs.

É necessário escolher o melhor regime, calcular corretamente os impostos, taxas e contribuições, aproveitar as oportunidades de pagar menos (incentivos fiscais, descontos, recuperação de créditos) e apresentar os documentos ao fisco na formatação exigida, com todas as informações corretas e no prazo determinado.

Erros tributários levam, não somente a pagar mais impostos, mas a pagar multas.

Problemas contábeis devido à desorganização dos arquivos

Todas as informações sobre a empresa, em qualquer departamento, devem ser registradas e arquivadas corretamente. Dessa forma, poderão ser consultadas posteriormente, servir como base para a tomada de decisões, gerar relatórios e gráficos para interpretação, análise e mensuração de resultados.

A desorganização é um dos problemas contábeis mais frequentes e menos corrigidos pelos gestores. Como se sabe, atualmente, a forma mais segura de registrar e guardar documentos é no formato digital. Mas, caso seja necessário manter arquivos físicos, os cuidados com eles devem ser redobrados.

Sua empresa sofre com problemas contábeis? Qual dos problemas citados acontece com mais frequência? Quais os outros problemas contábeis que você precisa enfrentar? Já conta com uma equipe contábil qualificada para ter dar orientação e suporte? Deixe seu comentário nos espaços abaixo!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×