Por que terceirizar o cálculo de impostos e elaboração de guias de recolhimento?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Por que terceirizar o cálculo de impostos e elaboração de guias de recolhimento

Você possui um departamento de contabilidade dentro de sua empresa? Ou você mesmo responsabiliza-se pelos aspectos fiscais e tributários de seu negócio? Ou entrega essa tarefa a um funcionário pouco especializado, que se dedica também a outras atividades?

O cálculo de impostos e a elaboração das guias de recolhimento são tarefas que devem ser realizadas por profissionais capacitados e responsáveis, pois envolvem questões financeiras e jurídicas.

Veja por que terceirizar esses serviços pode ser a melhor opção para sua empresa!

Qual a consequência do cálculo de impostos errado?

Existem basicamente duas situações em que o cálculo de impostos é considerado errado:

  • Valor a mais;
  • Valor a menos.

É necessário um rígido controle sobre as notas fiscais e toda a tributação incidente para evitar erros nesse sentido.

Caso o erro seja para menos, a empresa contribuinte poderá incorrer em multa cujo valor varia conforme o tributo. No caso de ICMS, por exemplo, dependendo do caso e do estado, além de pagar a diferença, o contribuinte arcará com multas que podem variar entre 10% a 150% sobre o valor (confira as diferentes multas que podem ser impostas em relação ao ICMS no estado de São Paulo).

Se o erro for para mais, será pago o valor declarado e, só mais tarde, seguindo os procedimentos definidos pela Receita Federal ou Secretarias responsáveis, a empresa poderá se creditar do valor majorado.

cálculo de impostos

As guias de recolhimento

As guias de recolhimento são preenchidas após o cálculo de impostos com os valores devidos. Isso significa que se houver erro no cálculo dos impostos, as guias também serão preenchidas com informações erradas. As guias possuem outros dados além dos valores e tudo deve ser apresentado corretamente.

No caso de empresas optantes do Simples Nacional, existe uma única guia, o Documento de Arrecadação do Supersimples (DAS), que reúne os oito tributos: PIS, COFINS, IRPJ, IPI, INSS, CSLL, ICMS e ISS.

Mas, existem guias de recolhimento referentes a encargos sociais como FGTS e outras obrigações.

Prazos e formato

Existe um prazo para a entrega de toda a documentação, que deve ser apresentada no formato definido pela Receita Federal. Somente com um sistema integrado ao SPED, será possível realizar a emissão e envio apropriado das guias de recolhimento com as informações exigidas.

O SPED é o sistema digital criado pelo governo para otimizar a relação entre o fisco e o contribuinte.

Fique ciente que erros no cálculo de impostos, informações erradas nos documentos, atrasos na entrega e apresentação dos documentos fora dos padrões exigidos implicam em penalidades e prejuízos para sua empresa.

Escritórios de contabilidade prestam bons serviços

É difícil para pequenas e microempresas manterem um departamento contábil e mesmo grandes empresas, incluindo algumas multinacionais, têm optado por terceirizar os serviços de contabilidade. Não deixe que maus profissionais efetuem o cálculo de impostos e elaborem as guias de recolhimento de sua empresa: entregue essas tarefas nas mãos de profissionais competentes, que estão sempre atualizados, que dispõem de bons recursos tecnológicos para efetuar o serviço e possuem integração confiável com os órgãos fiscalizadores do governo.

Terceirizar esses serviços e contratar os serviços de uma boa empresa de contabilidade é um bom investimento que vai evitar prejuízos maiores. Considere que você pode está tendo maiores gastos com um profissional não preparado, recebendo inclusive autuações da Receita.

A terceirização permitirá à sua empresa desenvolver melhor seu potencial para permanecer no mercado, expandindo suas atividades com maior segurança, de forma legal e aproveitando melhores oportunidades.

Você ainda não está terceirizando o cálculo de impostos na sua empresa e a elaboração das guias de recolhimento? Pense nessa possibilidade! Deixe sua opinião nos espaços abaixo e aproveite para ler mais dicas em nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×