Por que você deve fazer a terceirização do departamento pessoal?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Por que você deve fazer a terceirização do departamento pessoal

A terceirização é uma estratégia usada por diferentes empresas a fim de otimizar suas atividades e economizar dinheiro. Toda empresa pode terceirizar atividades-meio, ficando vedada a terceirização da atividade principal (ou atividade-fim em termos jurídicos).

Veja por que será vantajoso se você optar pela terceirização do departamento pessoal:

Redução de custos

Essa é a primeira vantagem. Como toda empresa deseja e precisa cortar gastos (principalmente, quando está afetada por crises internas ou pela crise econômica geral), a terceirização do departamento pessoal é uma forma mais econômica de desenvolver algumas de suas atividades – afinal de contas, a empresa terá menos funcionários e pagará menos encargos.

Os encargos trabalhistas costumam ser um sério problema para muitas empresas já que representam obrigações legais do empreendedor, como pagamento do FGTS, das contribuições previdenciárias, do 13º salário, das férias e outras coisas.

Também economizará à medida que não precisará gastar com materiais e equipamentos para o desenvolvimento das atividades.

Otimização do espaço

Outra vantagem é que o espaço na empresa ficará maior. A divisão em muitos departamentos exige mais funcionários, mais investimentos e mais espaço físico para comportar salas, equipamentos e profissionais.

Com a terceirização do departamento pessoal, esse problema fica resolvido. É uma ótima opção especialmente para as empresas de pequeno porte que, em sua maioria, não possuem estabelecimentos com grandes dimensões.

terceirização do departamento pessoal

Capacitação e atualização

Os profissionais responsáveis pelo departamento pessoal precisam estar constantemente atualizados, a par das modificações acontecidas nas leis. Uma empresa terceirizada conta exatamente com profissionais assim capacitados, atualizados sobre as novas normas, sobre as modificações na área, sobre tudo que se refere ao assunto. Ela precisa investir no treinamento e atualização de seus funcionários para que eles possam desenvolver um trabalho que satisfaça aos clientes e contribua para a boa reputação da empresa terceirizada.

Otimização da folha de pagamento dos funcionários

Outra vantagem da terceirização do departamento pessoal é que a folha de pagamento dos funcionários passará por melhorias relevantes. Você não correrá riscos de prejuízos por cálculos errados e informações falsas. Também evitará processos judiciais resultantes de questões trabalhistas. Todos os direitos do empregado serão calculados e concedidos conforme determina a legislação e o pagamento dos salários será realizado sem atrasos.

A equipe terceirizada trabalha de forma a facilitar a vida profissional do empreendedor, sua intenção é oferecer os melhores resultados, incluindo a satisfação dos funcionários com os serviços. Quando a empresa tomadora sai ganhando, a empresa terceirizada também ganha. Essa visão de compartilhamento é uma garantia de que ela fará de tudo para evitar problemas administrativos e jurídicos, especialmente aqueles relacionados ao pagamento dos funcionários.

A terceirização do departamento pessoal também acaba com a rotatividade interna

A rotatividade dos funcionários é um grande inconveniente para as empresas. No departamento pessoal isso também acontece e o gestor tem que arcar com custos relacionados à indenização e remuneração, com a perda na produtividade até encontrar um novo profissional, com as dificuldades em encontrar alguém realmente qualificado e de confiança. Ou seja, ele perde tempo, gasta dinheiro e aumenta suas preocupações.

Nada disso acontece com uma equipe terceirizada. Haverá sempre profissionais disponíveis para realizar as atividades de sua empresa – manter funcionários ativos é uma responsabilidade da empresa terceirizada.

Agora que já conhece as vantagens da terceirização do departamento pessoal por que não terceiriza esses serviços? Você enfrenta muitas dificuldades com o departamento pessoal de sua empresa? Tem muitos custos com ele? Faça seu comentário e troque ideias com outros gestores!

Você conhece as vantagens da terceirização do departamento pessoal? Então leia o artigo de hoje, em nosso blog e fique por dentro. Acesse o post e confira!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×