Lalur: Por que você deve terceirizar a apuração do seu Lucro Real?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Lalur Por que você deve terceirizar a apuração do seu Lucro Real

Lalur é o Livro de Apuração do Lucro Real, de natureza fiscal e de uso corrente em todas as empresas tributadas pelo imposto de renda no regime Lucro Real. O Lalur físico pode ser dispensado a favor da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), mas o e-Lalur (versão digital do Lalur) é obrigatório perante a lei.

Fazer a apuração do lucro real corretamente é fundamental para que a empresa não tenha prejuízos, fazendo pagamentos a maior ou fornecendo informações incorretas.

Veja por que você deve terceirizar o trabalho de apuração do lucro real e ganhar com isso:

O que é terceirização fiscal?

Atualmente, a terceirização dos serviços é uma prática comum em diferentes empresas, independente de seu porte. Isso acontece porque a terceirização, em geral, favorece o fluxo de caixa de uma empresa.

Toda empresa pode terceirizar suas atividades-meio, sendo vedada somente a terceirização das atividades-fim (atividades principais).

A terceirização fiscal é uma das mais dinâmicas e úteis na sociedade moderna. Ela cuida da escrituração dos livros fiscais, do acompanhamento de possíveis fiscalizações, do controle na aplicação adequada dos dispositivos legais, da apuração dos tributos e sua disponibilização em formulários ou meio digital, do cumprimento de todas as obrigações acessórias e outras coisas.

A terceirização fiscal mantém-se constantemente atualizada sobre a legislação, de modo a passar orientações fundamentadas aos clientes.

Lalur

Que cuidados tomar com o Lalur?

O Lalur se destina à apuração do lucro real que está sujeito à tributação do IR em cada período, mas ainda contém elementos que poderão influir nos resultados dos períodos seguintes. A apuração pode ser mensal, trimestral ou anual conforme o regime de apuração escolhido pela empresa.

O empreendedor, em muitos casos, entende pouco do assunto e não está preparado para ele mesmo cuidar da apuração do lucro real. Quando se entrega essa tarefa a um profissional sem qualificações necessárias para realizar uma apuração metódica e precisa, as possibilidades de erros serão bem maiores. Mas, infelizmente, isso acontece em diferentes empresas, que não dispõem de um setor contábil específico (ou possuem um setor muito precário).

Quais são as penalidades possíveis?

É preciso estar ciente de que atrasos na entrega do material, informações erradas e omissões implicam em penalidades. Por exemplo, caso o empreendedor não apresente as informações no prazo estipulado, sofrerá multa equivalente a 0,02% por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da empresa no período. Essa multa pode chegar a 1%.

Os que omitirem ou apresentarem informações erradas, estão sujeitos a multas de até 1% da receita bruta. E se as informações não forem apresentadas na forma determinada pela lei, a empresa também será multada.

Você poderá receber diferentes penalidades simultaneamente.

Evite riscos: vale a pena terceirizar a apuração do Lucro Real?

Diante desses fatos, a terceirização é uma boa solução. Empresas terceirizadas para serviços fiscais contam com uma equipe qualificada, preparada para efetuar todas as operações necessárias. Assim, você não correrá o risco de ter sua apuração de lucro real contendo cálculos ou informações erradas ou ainda entregar o material fora do prazo e ser penalizado por isso.

Lembre-se que manter um profissional desqualificado para elaboração do Lalur vai sair bem mais caro do que entregar a tarefa nas mãos de pessoas capacitadas. A terceirização vai reduzir suas preocupações e permitir que você disponha de mais tempo e paciência para se dedicar às atividades principais de seu negócio, aquelas para as quais ele existe e sobre as quais você possui maior conhecimento.

Já terceiriza a apuração do lucro real? Que dificuldades encontra para preencher o Lalur? Faça um comentário e enriqueça o post!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×