Lalur: Mandar para a contabilidade ou fazer na empresa?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Lalur

Os empresários possuem uma série de obrigações contábeis que devem ser cumpridas durante o ano, seguindo todas as regras estipuladas pela lei brasileira. Devido ao grande volume de documentos a serem gerenciados, muitas companhias contam com o suporte de corporações especializadas na área contábil.  

Mesmo os empresários que já usufruem de um parceiro para otimizar a contabilidade do seu negócio, costumam ficar com dúvidas se devem passar para a empresa terceirizada algumas documentações estratégicas da companhia, como o Lalur – Livro de Apuração do Lucro Real.

No artigo de hoje, iremos mostrar o que vale mais a pena para as empresas: mandar o Lalur para a contabilidade ou fazer internamente. Confira!

Saiba o que é Lalur

O Livro de Apuração do Lucro Real é obrigatório apenas para as empresas tributadas na modalidade Lucro Real. O Lalur é usado para ajustar os demonstrativos contábeis de acordo com a declaração do Imposto de Renda. Nesta documentação, é preciso conter adições e exclusões ao lucro líquido do período base analisado.

Para exemplificar melhor a função do Lalur, podemos dividi-lo em duas etapas:

  • 1ª etapa: destinada aos lançamentos de ajuste do lucro líquido, juntando, nesse módulo, as compensações, adições e exclusões, tendo no fechamento a demonstração do lucro real da empresa.
  • 2ª etapa: essa fase é exclusiva para o controle de valores que não constam na escrituração comercial, mas que podem influenciar a determinação do lucro no futuro.

Lalur

Por que mandar o Lalur para a contabilidade é uma boa opção?

Como vimos, os empreendedores têm que cumprir uma série de obrigações acessórias durante o ano e nem sempre conseguem dar conta de todo o trabalho internamente. O volume e a complexidade dessas tarefas tornam a terceirização dos serviços contábeis uma excelente opção para as companhias que buscam evitar problemas com o Fisco.

A seguir, listamos os principais benefícios de mandar o Lalur para a contabilidade, garantindo que a sua empresa siga em conformidade com a legislação.

Auxílio especializado:

A decisão de enviar o Lalur para a contabilidade oferecerá ao empresário uma assessoria especializada e completa para garantir que todas as exigências necessárias para adequação do livro sejam cumpridas de maneira correta.

Além disso, o empreendedor tem a sua disposição uma equipe de profissionais preparados para atender a sua companhia de forma personalizada, respeitando todas as suas especificidades.

Parceria confiável:

Apesar da participação da contabilidade externa ser excelente para o desenvolvimento do negócio, muitos gestores temem compartilhar dados importantes de sua empresa com terceiros.

Para evitar problemas, é imprescindível fazer uma pesquisa sobre as empresas e até conversar com clientes dessas companhias para conhecer suas experiências. Assim, é possível encontrar um parceiro confiável para fazer o Lalur do seu negócio.

Foco em áreas estratégicas:

Ao optar por mandar o Lalur para a contabilidade, o empresário terá mais tempo para se dedicar a outras áreas estratégicas do seu negócio, como vendas, marketing e relacionamento com o cliente.

Além do Lalur, a parceria com uma empresa contábil de qualidade garante que outros serviços fiscais sejam terceirizados, como:

  • Classificação e escrituração de documentos;
  • Elaboração do balanço patrimonial e respectivos demonstrativos financeiros;
  • Elaboração do balancete mensal, com as devidas conciliações;
  • Elaboração de mapas de depreciação e amortização;
  • Cálculos de impostos e elaboração de guias de recolhimento;
  • Emissão do livro Diário e Razão, Contabilidade internacional, IFRS;
  • Geração e transmissão do SPED CONTÁBIL – ECD e FCONT.

Agora que você conhece as facilidades e benefícios de mandar o Lalur para a contabilidade em vez de fazer na empresa, não deixe de conferir também em nosso blog o post sobre os diferenciais de fazer a apuração de imposto com uma contabilidade especializada.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×