Impostos neste ano: Como se planejar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

impostos neste ano

Planejar o pagamento de tributos é uma ação recomendada para qualquer negócio. Isso evita que o empreendimento seja pego de surpresa ou, pior, que não consiga fazer o pagamento correto e a tempo.

Para dar conta dos impostos neste ano, portanto, é fundamental que o empreendimento comece o quanto antes a tomar ações de levantamento, análise e organização. Ao final do ano, dá para fechar o período de exercício com tudo em dia.

Para tanto, veja a seguir como se planejar nesse sentido e descubra as principais técnicas!

Verifique quais são as condições da empresa para o ano

De um ano para o outro, o negócio pode ter sofrido com quedas ou aumento do faturamento. Isso pode levar à exclusão de um regime tributário ou, então, à possibilidade de recuperar um crédito fiscal.

Sendo assim, é preciso se debruçar sobre os resultados fiscais do empreendimento, de modo a conhecer quais são as principais necessidades. Se a empresa mudou de operação ou passou a oferecer novos produtos, por exemplo, veja se há novos impostos neste ano.

Fique de olho nas atualizações fiscais

Talvez o negócio tenha se mantido em um patamar equivalente ao do ano passado e o que mudou foi a legislação a respeito.

O Bloco K, por exemplo, é uma obrigação acessória com vigência a partir de janeiro de 2017. Assim como o Simples Nacional terá limite ampliado em 2018, pode ser que alguma alíquota a qual o seu estabelecimento está obrigado tenha mudado.

Sendo assim, é necessário ficar de olho para saber se o empreendimento está ou não obrigado a alguma questão diferente, de modo a atualizar a contabilidade.

impostos neste ano

Faça um planejamento para os impostos neste ano

A partir disso, é necessário fazer um planejamento a respeito dos tributos que são devidos para o período. Dependendo da configuração de declarações e operações, é viável pagar menos ou mais tributos, então isso deve ser levado em conta.

Apesar de não ser possível trocar o regime tributário no meio do período de exercício, já vale planejar se no começo do ano seguinte é hora de fazer a troca por um que seja mais vantajoso. Pode ser o caso, por exemplo, de adotar o Lucro Real em busca de recuperar créditos fiscais.

Além de tudo, é necessário planejar com precisão as datas de cada entrega de declaração e pagamento de imposto. Isso evita atrasos e multas e colabora para que o empreendimento se organize financeiramente com mais facilidade.

Terceirize a contabilidade para facilitar o processo

Essa tarefa de organização e planejamento é indispensável para a regularidade e sucesso do negócio. Sendo assim, é fundamental contar com profissionais amplamente capacitados e que sejam, inclusive, capazes de auxiliar na seleção da melhor configuração.

O ideal é terceirizar a contabilidade de modo a obter mais flexibilidade e capacidade técnica por custos menores. Com o auxílio desses profissionais, é possível mapear com total assertividade quais são os tributos devidos e como e quando eles devem ser pagos.

Ao se preparar para pagar os impostos neste ano, a empresa se mantém competitiva e regularizada. Além de tudo, é mais fácil tomar decisões que vão favorecer o empreendimento.

Clique aqui para saber mais sobre a terceirização da contabilidade.

Ficou com alguma dúvida para se planejar com os impostos neste ano? Não deixe de comentar.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×