Gestão tributária: Terceirizar ou fazer internamente. Qual o melhor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Gestão tributária Terceirizar ou fazer internamente Qual o melhor

Para que as empresas alcancem o sucesso e se mantenham ativas em períodos de crise, é preciso que algumas estruturas e processos sejam revistos, a fim de reduzir custos, otimizar as tarefas e ser mais assertivo. Diante dessa realidade, as micro e pequenas empresas começaram a seguir uma tendência já bastante conhecida pelas grandes companhias: a terceirização.

Apesar de não ser algo novo dentro do mundo corporativo, muitos empreendedores ainda têm dúvidas se devem terceirizar ou manter uma equipe interna. Na área de gestão tributária, esse receio é ainda mais forte, pois a empresa terceirizada terá acesso a inúmeros documentos que são de extrema importância para a companhia.

Se você é empresário e está indeciso se deve ou não terceirizar a gestão tributária do seu negócio, não deixe de conferir as dicas que listamos a seguir, que certamente te ajudarão a tomar a melhor decisão:

Redução dos custos

Em períodos de recessão, quanto mais as empresas conseguirem economizar, mais chances elas têm de se manterem ativas, desde que esses cortes não afetem a estratégia nem a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes. A terceirização da gestão tributária traz uma redução significativa nos custos empresariais, sem interferir no nível do serviço prestado.

Criar e manter um departamento tributário interno gera muitos gastos para a empresa, pois a contratação dos profissionais exige o pagamento de encargos trabalhistas e previdenciários, como salário, FGTS, férias, 13º, INSS, entre outros.

Já os empresários que optam pela terceirização, pagam apenas pelo serviço prestado, já que é selado com a empresa parceira um contrato de prestação de serviços e não um vínculo empregatício.

gestão tributária

Suporte de especialistas

Há empresas que possuem uma equipe bem enxuta de colaboradores e acabam repassando as demandas de gestão tributária para os profissionais da área administrativa, que nem sempre possuem o conhecimento necessário para guiar essas tarefas que são bastante complexas.

Esse é outro ponto que a terceirização da gestão tributária ganha destaque. Ao optar por contratar um parceiro, a empresa terá profissionais especializados neste segmento e focados em exercer as incumbências tributárias da companhia, dando o direcionamento correto para que ela cresça.

Além disso, a área tributária passa constantemente por atualizações, exigindo que o profissional se recicle com frequência. No caso da terceirização, esses cursos ficam a cargo da contratada, porém, no caso de departamentos internos, a sua empresa que terá que arcar com os investimentos em cursos e formações dos colaboradores.

Conheça quais os serviços de gestão tributária são contemplados na terceirização

Mostramos que a terceirização da gestão tributária ajuda a reduzir os custos, além de oferecer para as empresas uma assessoria especializada para cumprimir com todas as obrigações legais da companhia. Mas, essa parceria também proporciona mais tranquilidade para os empresários, pois são repassados para a contratante serviços complexos e que costumam gerar dores de cabeça nos empreendedores. Alguns deles são:

  • Classificação e escrituração de documentos;
  • Elaboração do balanço patrimonial e respectivos demonstrativos financeiros;
  • Elaboração do balancete mensal, com as devidas conciliações;
  • Elaboração de mapas de depreciação e amortização;
  • Cálculos de impostos e elaboração de guias de recolhimento;
  • Escrituração do livro de apuração do Lucro Real (LALUR);
  • Emissão do livro Diário e Razão, Contabilidade internacional, IFRS;
  • Geração e transmissão do SPED CONTÁBIL – ECD e FCONT.

A terceirização da gestão tributária é ideal para as empresas que buscam por um serviço de qualidade e que contribua para o seu crescimento. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu relato nos comentários que retornaremos em breve!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×