Elaboração do balanço patrimonial: Por que você deve terceirizá-lo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

balanço patrimonial

Realizar o balanço patrimonial é uma tarefa importante que o gestor de empresas deve realizar a fim de identificar qual a condição financeira e patrimonial de seu negócio em determinado período. O balanço também ajuda a determinar o nível de liquidez da empresa, ou seja, até que ponto os bens da empresa podem ser convertidos em dinheiro para saldar débitos.

Veja por que você deve terceirizar a elaboração do balanço patrimonial, garantindo maior eficiência nos resultados!

A formação do balanço patrimonial

O balanço patrimonial é composto por ativo e passivo, sendo que há subgrupos em cada um deles. O ativo engloba bens e direitos (imóveis, contas a receber, caixa) e pode ser circulante e imobilizado (representado pelos bens móveis e imóveis).

O passivo engloba as obrigações (contas a pagar, impostos, fornecedores, folhas de pagamento) e também pode ser circulante, não circulante e patrimônio líquido (o patrimônio líquido refere-se às obrigações da empresa com os sócios).

Embora seja feito anualmente, o gestor pode realizar o balanço patrimonial em outros períodos.

balanço patrimonial

O balanço patrimonial ajuda na gestão da empresa

O balanço patrimonial revela dados que, sendo avaliados e bem interpretados, podem contribuir para identificar ações nocivas, como despesas que, a princípio, foram feitas como investimentos, mas que se revelaram somente um custo desnecessário.

Já a quantificação dos prazos curtos e longos permite que o gestor tome decisões mais acertadas sobre ações futuras e planejamento, sobre o adiantamento ou adiamento de determinadas medidas.

Além disso, o balanço patrimonial apresenta dois demonstrativos sobre o lucro da empresa: o primeiro, mostrando o histórico e calculando o resultado acumulado; o segundo sobre o ano de referência. É possível visualizar o nível de desenvolvimento da empresa entre um ano e outro, comparando-se o que ainda há para receber e aquilo que já foi pago.

Os cuidados na elaboração do balanço patrimonial e as vantagens de terceirizá-lo

A elaboração do balanço patrimonial deve ser feita com todo o cuidado, através de contabilistas responsáveis e comprometidos com a atividade. Se sua empresa não possui uma pessoa qualificada para exercer tal função, corre o risco de não efetuar um balanço adequado ou de nem sequer efetuá-lo da forma devida e nos períodos esperados. Isso acontece quando um funcionário se encarrega de várias atividades, inclusive da contabilidade, mesmo sem ter bagagem suficiente para isso. Também pode acontecer quando o próprio gestor se encarrega da realização do balanço, ou seja, ele é o suporte para tudo na empresa, o que torna o trabalho desgastante e, na maioria das vezes, improdutivo.

Nesse contexto, terceirizar a elaboração do balanço patrimonial é uma excelente alternativa. Não são todas as empresas que conseguem manter uma equipe contábil interna, devido aos custos que envolvem. A verdade é que diversas empresas, mesmo de grande porte, às vezes preferem terceirizar a contabilidade para economizar gastos.

Com uma equipe terceirizada, o balanço patrimonial será realizado da maneira correta, visualizando oportunidades e integrando o fluxo de caixa. É fundamental integrar o fluxo de caixa ao balanço patrimonial, pois o fluxo comprova a liquidez diária, sem fazer projeções operacionais, nem considerar o patrimônio. O balanço, por sua vez, oferece uma visão das possibilidades futuras.

Terceirizando a elaboração do balanço, a empresa terá mais oportunidades de aproveitar oportunidades. Por exemplo, o gestor pode estar perdendo chances de rentabilizar suas posses. Com a constatação de que existe muito capital em caixa e nos bancos, ele poderá ganhar juros investindo em uma aplicação financeira.

Empresas de contabilidade terceirizadas mantêm profissionais preparados e atualizados para realizar um balanço patrimonial detalhado e eficiente.

Já terceiriza a elaboração do balanço patrimonial de seu comércio? Faça seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×