Consultoria contábil: o primeiro passo para pagar menos impostos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Consultoria contábil o primeiro passo para pagar menos impostos

Todo empreendedor deseja cortar custos, economizar dinheiro a aumentar os lucros. Hoje em dia, isso não é tão fácil devido ao cenário econômico turbulento do país (que, na verdade, não está bom nem para as grandes empresas, já consagradas no mercado).

Uma das formas de reduzir gastos é, sem dúvida, pagando menos impostos. E, para isso, a consultoria contábil é uma ótima estratégia. Veja por quê!

Primeiro passo: escolha do melhor regime tributário

Escolher o regime tributário ideal é o primeiro passo para conseguir pagar menos impostos. A consultoria contábil poderá te ajudar a fazer essa escolha com 100% de acerto, analisando detidamente o perfil de sua empresa, o faturamento mensal e anual, o lucro líquido, a atividade que ela desenvolve.

Considerando as vantagens e limitações em optar pelo Simples Nacional, os profissionais em contabilidade vão sugerir se esse regime é, de fato, a melhor escolha ou se o Lucro Real e o Lucro Presumido podem ser mais vantajosos. Para algumas empresas do segmento de serviços, o Supersimples acaba não representando uma vantagem efetiva.

A consultoria contábil só decide depois de avaliar as principais características econômicas da empresa, de fazer projeções e simulações.

Análise dos benefícios fiscais

Alguns impostos e contribuições podem ter seu valor compensado ou restituído devido aos créditos (ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, ISS). É preciso avaliar com cuidado as possibilidades de recuperação de créditos e proceder ao pedido oficial de compensação/restituição ou fazer a recuperação automática. Se sua empresa conta com uma consultoria contábil, terá um grande diferencial a seu favor, mantendo total controle sobre as oportunidades.

O governo concede incentivos fiscais (para setores empresariais) e benefícios (isenções ou reduções de alíquotas sobre certos produtos e operações) que somente contadores qualificados podem identificar e usá-los a seu favor (reformas em imóveis, por exemplo, implicam em desconto no Imposto de Renda e operações de exportação também gozam de isenções).

consultoria contábil

Descobrindo alternativas não especificadas na legislação

Outra forma de pagar menos tributos que só é possível com consultoria contábil é quando se recorre a expedientes estratégicos para pagar menos impostos. Nesse ponto, muitas empresas podem incorrer em iniciativas ilegais que só vão piorar a situação. Os bons profissionais na área contábil vão apontar formas de fazer isso legalmente, sem apelar para “jeitinhos” ou violação explícita da lei.

Não é proibido, por exemplo, um empreendedor transferir a sede de sua empresa para um município vizinho para pagar menos ISS (imposto municipal). Outra estratégia é dividir a empresa em duas: uma de serviços (optando pelo Lucro Real ou Lucro Presumido) e outra de vendas) optando pelo Simples Nacional). Caso a consultoria contábil ache viável, poderá até sugerir mais de duas divisões. Outra boa tática que os contadores podem indicar é reduzir o pró-labore do empreendedor e fazer uma distribuição de lucro do valor restante (pró-labore é tributado pelo IRPJ, mas distribuição de lucros não).

De qualquer modo, a maior parte das oportunidades está prevista na lei, mas são desconhecidas de boa parte dos empreendedores – mas, não dos profissionais que prestam consultoria contábil.

Consultoria contábil: ótimo suporte com conhecimentos atualizados

A legislação tributária passa por reformas constantes e se o empreendedor não se atualizar constantemente corre o risco de cometer erros e pagar mais por falta de conhecimento. Estando sempre atualizada, a equipe de consultoria contábil evita problemas com o fisco e consegue aproveitar as novas oportunidades que venham a aparecer, reduzindo a carga tributária de seu negócio.

Nunca esqueça que cometer erros e atrasos no pagamento de tributos vai resultar em pagar mais: o valor dos impostos acrescido de multas e correções.

Sua empresa já conta com o apoio de uma consultoria contábil para pagar menos impostos? Deixe seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×