Consultoria contábil: Descubra se há falhas na sua área fiscal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Consultoria contábil Descubra se há falhas na sua área fiscal

A área fiscal é uma parte muito importante de qualquer empresa. As grandes empresas costumam dedicar um departamento exclusivo para ela. Quanto às empresas de porte menor, isso pode se tornar mais difícil por causa dos custos e até da indisponibilidade de espaço.

Recorrer à consultoria contábil é uma solução para qualquer empresa, independente do porte. Esses serviços terceirizados contribuem para reduzir custos, aumentar a eficiência na gestão e identificar as falhas nos processos. Entenda:

Necessidade de maior integração entre áreas contábil e fiscal

Área contábil e área fiscal precisam de maior integração entre si. Na verdade, a tendência é a junção das duas áreas, que estão submetidas a legislações que se modificam continuamente e se relacionam entre si.

Um dos principais motivos de erros na área fiscal provêm exatamente dessa abordagem separada. A área contábil se preocupa com os aspectos financeiros do negócio, com o equilíbrio patrimonial, registrando informações que são pertinentes. A área fiscal cuida para que a empresa cumpra suas obrigações descritas na legislação, relacionadas também a aspectos financeiros, como pagamento de tributos.

Uma vantagem da consultoria contábil é que ela integra perfeitamente as duas áreas, evitando falhas devido a um fluxo de informações insuficiente. Ela segue o padrão contábil internacional (IFRS), que procura uniformizar processos, bem como ajustar os demonstrativos financeiros às normas definidas em lei e à nova escrituração eletrônica.

 consultoria contábil

A falta de atualização é um erro grave

Uma das falhas mais graves e, infelizmente, mais corriqueiras é a dificuldade de adaptação das empresas às mudanças na legislação fiscal. Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, desde a promulgação da Constituição Federal, já foram editadas 46 normas novas. Em média, há 12 mil atualizações por ano. A carga tributária no Brasil sofre constantes modificações.

A consultoria contábil é efetuada por profissionais que estão se atualizando constantemente e ajudam a empresa a ajustar-se às transformações ocorridas no âmbito, evitando falhas por falta de conhecimento e desatualização.

Consultoria contábil efetua a gestão de documentos ideal

Outra falha é a ausência de uma gestão de documentos eficiente, resultando em perda de alguns documentos (como notas fiscais) e no preenchimento inadequado deles, o que implica em multas pesadas.

Com a consultoria contábil, esse risco desaparece, já que os documentos ficam bem guardados no sistema operacional e se efetua o monitoramento das notas fiscais. Além disso, toda documentação é apresentada ao fisco no formato exigido pela legislação e com todas as informações corretas e necessárias. Isso nem sempre acontece quando se delega a um profissional pouco qualificado a tarefa de organizar os documentos da empresa.

A falta de automação implica em muitas falhas

É preciso usar tecnologia para garantir uma boa gestão contábil e fiscal. É assim que trabalham os profissionais que prestam consultoria contábil, usando softwares para gerir a documentação, fazer cálculos precisos, acelerar os processos e evitar os erros humanos. Os softwares podem mesmo ser integrados ao sistema eletrônico do governo (SPED) e até a outros sistemas automatizados da empresa.

Se a área fiscal de sua empresa ainda efetua atividades de forma exclusivamente manual, certamente você descobrirá inúmeras falhas no setor.

Diferenças entre NF-e e DANFe

Ainda é comum um equívoco na área fiscal: confundir DANFe com nota fiscal eletrônica (NF-e). A NF-e é o documento fiscal oficial, autorizado pelas secretarias da Fazenda. O DANfe é o documento auxiliar da nota fiscal eletrônica, sem validade jurídica.

Fazer essa confusão pode levar a registros de informações incorretas, não compatíveis com os dados da NF-e, o que possivelmente gerará multas (até 100% do valor da operação).

Já conta com o apoio de uma consultoria contábil para descobrir falhas na área fiscal de sua empresa? Deixe seu comentário sobre o post!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×