5 caminhos para pagar menos impostos no comércio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta 5 caminhos para pagar menos impostos no comércio

Não há empresário brasileiro que não reclame da nossa pesada carga tributária. São diversas taxas, alíquotas, tributos e contribuições, que na maioria das vezes faz com que o governo fique com uma parcela considerável de tudo que é produzido pelas empresas. Para tentarem reduzir seus custos e permanecerem competitivas no mercado, muitas delas acabam procurando formas de “driblar” a Receita Federal e pagar menos impostos.

Infelizmente, muitos empresários e comerciantes caem na tentação de agir fora da lei e optam pelo caminho da sonegação fiscal. Porém, muitos deles se esquecem de que existe, sim, uma infinidade de outros meios para reduzir a carga tributária a ser paga pelas empresas. A legislação brasileira pode ser complexa, mas felizmente ela ainda permite o uso de diversas estratégias legais para pagar menos impostos. Confira as principais abaixo!

Dicas de como pagar menos impostos

1. Adequar a empresa no melhor regime tributário

A escolha do melhor regime para enquadrar a empresa é fundamental para manter a saúde do negócio e pagar menos impostos. Muitas empresas acabam pagando mais do que deveriam simplesmente por estar em um regime desvantajoso.

Atualmente, é possível optar por algumas modalidades que regulam o pagamento de impostos incididos diretamente sobre os lucros, como o Simples Nacional e o Lucro Presumido. Porém, essa é uma escolha que deve ser feita com cuidado – uma dica é simular o quanto se pagaria de imposto em cada modalidade, e levar em conta a área de atuação e o faturamento do negócio.

2. Aproveitar os benefícios fiscais

A empresa também pode verificar se existem benefícios fiscais previstos para o tipo de atividade que ela realiza. Normalmente, existem Estados que cobram alíquotas mais baixas do que o comum para alguns tipos de operações realizadas pela empresa – como compra ou venda de produtos/serviços específicos.

Operações com substituição tributária do ICMS, ou isenção de PIS/COFINS para produtos monofásicos, por exemplo – são algumas das alternativas disponíveis para reduzir o pagamento de tributos.

pagar menos impostos

3. Reorganizar a empresa

Uma opção mais avançada é repensar a estrutura da empresa. É possível pagar menos impostos ao dividir o negócio em uma porção de outras empresas – com isso, cada nova unidade será responsável por uma atividade no processo produtivo. Isso permite o enquadramento em regimes tributários mais interessantes para cada uma delas – o que gera economia de impostos e ganhos em uma ou mais fases.

4. Diminuir o pró-labore

Se a empresa está optando pelo regime de Lucro Real, a ação de diminuir o pró-labore dos sócios e implantar o pagamento via distribuição de lucros pode representar uma grande economia – já que os lucros, nesse caso, serão isentos de impostos. Essa redistribuição pode ocorrer a qualquer momento – desde tudo que seja previsto em contrato e os lucros sejam comprovados mediante balancete.

5. Busque ajuda profissional

Mesmo adotando todas as dicas acima, você pode ter dúvidas sobre os trâmites tributários e sobre como aplicar as melhores estratégias para pagar menos impostos. Por isso, o ideal é procurar uma empresa especializada em contabilidade. Esse tipo de ajuda será capaz de indicar os melhores caminhos para economizar na hora de recolher seus impostos sem que sua empresa cometa nenhum tipo de irregularidade.

Realizar uma boa gestão tributária pode ser uma ótima forma de pagar menos impostos e manter sua empresa lucrativa e competitiva no mercado. Por isso, não perca tempo: coloque nossas dicas em prática e compartilhe o resultado conosco nos comentários. Para conhecer mais sobre o assunto, acesse o nosso blog!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×