Cálculo de impostos: A terceirização reduz os problemas?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cálculo de impostos

Ao abrir uma empresa, o empreendedor possui a expertise necessária para desenvolver o seu negócio na área de atuação escolhida. Porém, nem sempre os gestores têm conhecimentos que lhe permitam fazer tarefas também importantes para o crescimento da companhia, como o cálculo de impostos.

A complexidade e a falta de informações sobre o assunto podem trazer problemas para os empresários, já que falhas no cálculo de impostos levam a prejuízos e até multas. Para evitar ocorrências negativas na área contábil, fiscal e tributária da empresa, uma solução eficiente é a terceirização desses serviços.

Se o seu negócio ainda não tem um escritório de contabilidade para realizar o cálculo de impostos, veja no artigo a seguir como esse suporte ajuda a reduzir os problemas, garantindo que todas as exigências sejam cumpridas nos prazos e de acordo com a legislação brasileira.

Conheça os problemas que podem ser evitados com a terceirização do cálculo de impostos

O sistema tributário brasileiro é bastante complexo e passa por mudanças constantes. Por isso, acompanhar todos esses detalhes é uma tarefa muito difícil para os empreendedores, que já possuem uma agenda repleta de incumbências diárias.

Sendo assim, a terceirização do cálculo de impostos é bastante indicada para evitar problemas com a apuração dos tributos municipais, estaduais e federais.

Abaixo, listamos os problemas mais comuns e que podem ser reduzidos com a parceria de uma empresa especializada na área contábil:

cálculo de impostos

Emissão errada de notas fiscais:

É comum os empreendedores terem dúvidas sobre como fazer o preenchimento das notas fiscais eletrônicas, principalmente nos campos destinados aos impostos como PIS, CONFINS, ISS, entre outros.

O preenchimento incorreto das notas pode trazer prejuízos para a empresa e até uma notificação dos órgãos responsáveis pela regulamentação fiscal. Esse problema é facilmente reduzido quando há o suporte de uma companhia terceirizada, que oferecerá todas as informações para a emissão correta das notas.

Guia de recolhimento:

Na rotina empresarial, a emissão de guias de recolhimento de tributos é bastante recorrente. Porém, caso haja erros no cálculo de impostos durante esse processo, a companhia pode ser prejudicada.

Atualização dos livros fiscais:

Uma das atividades que podem ocasionar erros no cálculo de impostos é a desatualização dos livros contábeis. Mesmo com o apoio das soluções tecnológicas, os empreendedores – por falta de tempo ou devido às dificuldades para gerenciar essas ferramentas – acabam atrasando os lançamentos, atitude que pode gerar problemas para o desenvolvimento do negócio.

Sem um demonstrativo financeiro que reflete a realidade da empresa, o gestor terá mais dificuldades para tomar decisões sobre o seu negócio. Já com a terceirização, todos esses processos são acompanhados diariamente pela equipe contratada, garantindo que o cálculo de impostos e a atualização dos livros sejam regulares.

Vencimentos e pagamentos indevidos:

Por fim, outro problema de cálculo de impostos comum quando não se tem um suporte personalizado é o não cumprimento dos prazos de recolhimento dos tributos. O pagamento indevido de impostos também é uma prática recorrente quando não há conhecimento  sobre o regime tributário adotado pela companhia. Ambos os problemas são eliminados com a terceirização.

Mostramos neste artigo como a parceria com empresas terceiras ajuda a reduzir problemas de cálculo de impostos. Se você tem alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos em breve.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×