Balanço patrimonial: Faço na empresa ou procuro uma contabilidade?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

balanço patrimonial

O balanço patrimonial é uma revisão dos bens e dinheiro que a empresa possui, considerando o momento atual e as possibilidades futuras. Trata-se de uma responsabilidade grande, que deve ser efetuada com cuidado a fim de evitar erros – quanto mais exatos forem os resultados, será melhor para a tomada de decisões.

Mas, será que vale a pena fazer o balanço patrimonial com uma empresa terceirizada? Ou será que é melhor fazer com os funcionários do quadro interno mesmo?

Leia o post e veja as possibilidades que sua empresa tem!

O balanço patrimonial feito pelo próprio gestor

Para efetuar o balanço patrimonial dentro da empresa, o gestor ou dono precisa tomar bastante cuidado com a identificação correta dos elementos que serão analisados:

  • Ativo e passivo;
  • Ativo circulante e ativo imobilizado;
  • Passivo circulante e não circulante;
  • Patrimônio líquido;
  • Fluxo de caixa.

E outros elementos importantes.

Uma vantagem é que, se o gestor vem acompanhando o desenvolvimento de seu negócio, poderá identificar com mais facilidade contas a receber e a pagar, bens disponíveis de alta liquidez e assim por diante. Contudo, é um trabalho que deve envolver conhecimento sobre o assunto e não somente sobre o negócio.

O gestor ou dono de uma empresa geralmente tem vários compromissos, preocupa-se com várias coisas e, especialmente, com a melhor maneira de aumentar seus lucros. A verdade é que ele nem sempre está preparado para tal tarefa – seja por falta de tempo, seja por representar uma sobrecarga para ele, seja por não entender bem o assunto, seja por uma reunião de todos esses motivos.

Elaborado assim, o balanço patrimonial pode não ser tão eficiente, nem oferecer os resultados esperados.

balanço patrominial

O balanço patrimonial efetuado por colaboradores

Talvez, o gestor encarregue um colaborador para executar essa tarefa.  Caso ele tenha um contabilista trabalhando na empresa, em um setor específico, isso pode ser vantajoso. Ou seja, um profissional capacitado, ou uma equipe de profissionais, realmente podem elaborar um balanço patrimonial detalhado e preciso.

Contudo, em empresas de médio e pequeno porte, não é muito comum haver um setor específico de contabilidade, com profissionais bem preparados e atualizados. É assim porque manter um departamento fiscal/contábil interno custa caro, envolvendo salários e encargos trabalhistas, além de treinamentos e espaço.

É muito comum em PMEs delegar a um colaborador mais ativo a tarefa de cuidar da contabilidade e de outras áreas. Corre-se o risco, portanto, de não se fazer um balanço patrimonial confiável, o que pode prejudicar a análise financeira.

O balanço patrimonial realizado por uma empresa terceirizada

Outra possibilidade é entregar a uma empresa de contabilidade a tarefa de elaborar o balanço patrimonial da empresa. Esse balanço deve ser feito, em regra, anualmente, mas, se o gestor considerar viável, ele poderá ser feito em outros períodos (trimestralmente ou semestralmente).

As vantagens em contratar os serviços de uma empresa terceirizada é que o gestor ganha na economia e nos resultados. Terceirizar serviços de contabilidade sai, em quase 100% das vezes, mais barato que manter um setor de contabilidade na empresa. Os profissionais estão bem preparados e também se mantêm atualizados sobre novas leis e normas que afetam a área.

Desse modo, eles identificam todas as oportunidades e falhas que o balanço patrimonial pode apresentar. Além de fornecer os dados, os contabilistas também avaliarão as condições financeiras da empresa e apontarão deficiências, darão sugestões sobre as melhores medidas a tomar diante do que foi apurado.

Terceirizar a elaboração do balanço patrimonial de sua empresa certamente é a melhor solução caso você não disponha de uma equipe contábil particular dentro da empresa ou esteja pensando em reduzir gastos com funcionários.

Como você elabora o balanço patrimonial de sua empresa? Já pensou em terceirizar a tarefa para otimizar sua gestão? Faça seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×