Auditoria fiscal: Quando foi a última vez que você fez no seu comércio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

auditoria fiscal

A rotina agitada que boa parte dos comerciantes brasileiros levam faz com que eles deixem de lado processos importantes para a consolidação do negócio, como a auditoria fiscal. Além da falta de tempo, é comum que esse serviço seja visto pelos gestores como um gasto e não como uma ação estratégica da empresa.

Se você não lembra a última vez que realizou auditoria fiscal em seu comércio, recomendamos que leia o artigo a seguir, pois mostraremos a importância desse serviço e os benefícios que ele traz para o desenvolvimento do seu negócio de acordo com as leis do país. Veja!

Antecipação de riscos

Ao contratar uma auditoria fiscal, o comerciante tem a chance de conhecer quais são os pontos fracos e fortes do setor fiscal da sua empresa. Com o acompanhamento especializado, é possível identificar e antecipar riscos que podem comprometer a trajetória da companhia.

Essa antecipação possibilidade que seja tomada as devidas providências para regularização do comércio. Caso as falhas apontadas pela auditoria fiscal fossem percebidas pelo Fisco, certamente o comerciante sofreria com a cobrança de multas e outras penalidades que interferem na longevidade do negócio.

auditoria fiscal

Auditoria fiscal: garantia de prevenção e correção

Como vimos, não é somente pela falta de tempo que os comerciantes deixam de fazer auditoria fiscal em seus negócios. O fato de enxergar o serviço como um gasto desnecessário também acaba afastando os comércios desse importante processo.

Além de antecipar os riscos, a auditoria fiscal é importante para a prevenção e correção de problemas internos. Em boa parte dos casos, essas falhas acontecem devido à falta de conhecimento sobre a legislação tributária brasileira, que constantemente passa por mudanças.

Além disso, com a entrada da “Era Digital” no setor fiscal, é preciso que os comerciantes conheçam e dominem as especificidades da Nota Fiscal Eletrônica e do Sped Fiscal e Contábil, por exemplo. Possíveis irregularidades nesses dois pontos podem gerar problemas com o Fisco, que hoje tem  maior controle da fiscalização das operações empresariais.

Conheça o trabalho do auditor fiscal

Diante desse panorama complexo, realizar a auditoria fiscal com uma certa frequência garante que o comércio siga prosperando dentro da lei. O auditor contratado se pauta nas atualizações legais, analisando de maneira crítica os procedimentos utilizados pela empresa.

O objetivo é prevenir as possíveis contingências, bem como corrigir eventuais erros cometidos no passado aplicando, se necessário, um planejamento tributário e fiscal para o comércio. Sem falar que esse acompanhamento garante uma economia financeira para a empresa, pois a partir desse olhar especializado é possível identificar benefícios fiscais e créditos que o comerciante tem direito, mas não tinha conhecimento.

Se o seu comércio não faz auditoria fiscal há muito tempo, é interessante fazer uma reorganização interna para tornar viável a contratação desse importante serviço. Como vimos, a auditoria não é um gasto, pelo contrário, pode trazer lucro para a empresa e evita dores de cabeça e prejuízos futuros.

Caso o assunto tenha te chamado a atenção, não deixe de conferir em nosso blog outro artigo bastante interessante que aborda os problemas fiscais mais comuns para quem tem um comércio!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×