Apuração de impostos: Sim, você pode terceirizar isso

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Solutta Apuração de impostos Sim, você pode terceirizar isso

Para que uma empresa alcance o sucesso é essencial que o negócio conte com um gerenciamento de qualidade, envolvendo as áreas operacionais, administrativas, financeiras, fiscais e tributárias. No entanto, unir de forma efetiva todos esses diferentes departamentos não é uma tarefa fácil para os gestores de empresas.

Sendo assim, há companhias terceirizadas especializadas em determinados pontos do gerenciamento empresarial. Para a apuração de impostos, por exemplo, o empresário não precisa ficar perdendo horas tentando compreender o funcionamento dessa área e nem contratar profissionais para resolução de situações avulsas, ele pode, simplesmente, optar por terceirizar esse setor da sua companhia, contratando uma empresa que possui o know-how necessário para desempenhar essa função de forma significativa.

Se você tem dúvidas se é o momento de terceirizar a apuração de impostos em seu negócio, não deixe de conferir o artigo a seguir no qual iremos apresentar os principais benefícios desta parceria:

Saiba em quais casos a terceirização da apuração dos impostos é indicada

O mercado atual exige que as empresas sejam cada vez mais dinâmicas, o que acaba aumentando as incumbências dos empresários. Com esse volume de trabalho, é comum que questões fiscais e tributárias da companhia sejam analisadas somente em momentos de fechamento anual, o que pode trazer problemas para a empresa, alguns deles na esfera legal.

Nesses casos, quando a empresa não tem como manter um departamento dedicado somente as áreas fiscais e tributárias, a terceirização dos serviços é uma excelente opção, inclusive para realizar a apuração de impostos, acompanhar a legislação brasileira e traçar um planejamento tributário para a companhia.

apuração de impostos

Benefícios de contratar uma empresa parceira na área fiscal

Para a realização efetiva dos trabalhos fiscais, é necessário que o profissional conheça bem a legislação para, assim, fazer a apuração de impostos da companhia dentro das normas estipuladas pela lei do país. Ao terceirizar o departamento fiscal do seu negócio, você estará proporcionando para a sua empresa uma assessoria especializada e completa para garantir que todas as obrigatoriedades fiscais fiquem em dia, evitando problemas futuros.

Além disso, com a terceirização da apuração de impostos, por exemplo, a sua empresa terá à disposição uma equipe de profissionais que se dedicarão para compreender as especificidades do seu negócio, atuando de forma personalizada e indo ao encontro das necessidades atuais da companhia.

No entanto, é comum que haja um certo receio de repassar para terceiros dados importantes e estratégicos da sua empresa. Por isso, antes de contratar, é interessante conhecer o tempo de atuação da companhia terceirizada e conversar com outros clientes para saber como esse parceiro realiza o trabalho no dia a dia.

Serviços que podem ser terceirizados junto com a apuração de impostos

Os impostos e taxas fazem parte do cotidiano de todas as empresas e é essencial manter tudo em ordem para que a companhia continue crescendo em conformidade com as leis brasileiras. Mas, além da apuração de impostos, há uma série de tarefas que devem ser desenvolvidas pelo departamento fiscal das empresas e, no caso da terceirização, essas atividades também são exercidas pelo parceiro contratado. Algumas delas são:

  • Classificação e escrituração de documentos;
  • Elaboração do balanço patrimonial e respectivos demonstrativos financeiros;
  • Elaboração do balancete mensal, com as devidas conciliações;
  • Elaboração de mapas de depreciação e amortização;
  • Cálculos de impostos e elaboração de guias de recolhimento;
  • Escrituração do livro de apuração do Lucro Real (LALUR);
  • Emissão do livro Diário e Razão, Contabilidade internacional, IFRS;
  • Geração e transmissão do SPED CONTÁBIL – ECD e FCONT.

A apuração de impostos de maneira correta é importante para garantir o progresso e a organização do negócio, independentemente do porte ou segmento da companhia.

Se você achou interessante a dica de terceirizar a apuração de impostos em sua empresa, saiba mais sobre o assunto! Se tem alguma dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários que retornaremos em breve!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×