3 principais erros que o seu setor contábil comete sem saber

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

erros que o seu setor contábil

A área contábil das empresas é repleta de tarefas importantes, que exigem bastante concentração dos colaboradores e também conhecimentos específicos para a realização de cada atividade. Falhas em qualquer uma das etapas do processo contábil pode trazer prejuízos para a companhia e até problemas com os órgãos de fiscalização.

Por isso, é fundamental que os gestores da empresa fiquem atentos ao trabalho realizado pelos funcionários. Para ajudá-los nessa missão, fizemos uma lista com os 3 principais erros que o seu setor contábil comete sem saber. Confira!

1. Falhas ao seguir a agenda de pagamentos

As companhias possuem uma série de fluxos para se manterem ativas, como o pagamento dos tributos e dos colaboradores. Para cada obrigação, existem datas pré-definidas que precisam ser cumpridas para evitar multas e juros por conta do atraso.

Porém, um dos erros que o seu setor contábil pode cometer está relacionado a falta de organização interna dos lançamentos a serem realizados. Essas falhas na geração de guias de pagamento causam problemas para a companhia que poderiam ser facilmente evitados.

O suporte de um software de gestão ou o acompanhamento de uma empresa de consultoria ajuda a sua corporação a integrar de maneira organizada os lançamentos, a folha de pagamento, a escrituração fiscal e o controle patrimonial, minimizando as chances de equívocos nos pagamentos.

erros que o seu setor contábil

2. Falta de organização dos documentos é um dos erros que o seu setor contábil pode cometer

Com a correria do dia a dia, é comum os colaboradores deixarem de lado as atividades que julgam ser de menor importância. Essa atitude pode ser um dos erros que o seu setor contábil comete sem saber. Isso acontece porque os funcionários acabam priorizando as demandas mais urgentes e não destinam um tempo para organizar os documentos contábeis.

Mas, esse comportamento pode ser muito prejudicial para o seu negócio, pois tudo o que é declarado na contabilidade deve ser comprovado, o que torna a organização de notas e documentos fiscais um trabalho essencial dentro do setor. A dica é armazenar todos os arquivos em versão digital, evitando erros como duplicidade, omissão de lançamentos, divergências nos valores e problemas com a fiscalização.

3. Erros ao emitir as notas fiscais

Outra falha que o seu setor contábil pode estar cometendo por conta da agitação diária é o preenchimento incorreto das notas fiscais eletrônicas. Para que a emissão siga em conformidade com a lei, o profissional precisa preencher com exatidão os campos destinados ao PIS, ISS e CONFINS.

Qualquer falha nesse serviço, por menor que seja, pode prejudicar a sua empresa, seja com o pagamento de impostos acima do exigido por lei ou com as notificações enviadas pelos órgãos de fiscalização devido a inconsistência das informações presentes nas notas fiscais eletrônicas.

Para evitar que esse erro comum interfira no desenvolvimento da sua companhia, é interessante adotar um sistema de gestão de notas fiscais que automatiza todo o processo de emissão.

Apresentamos neste artigo os 3 principais erros que o seu setor contábil pode cometer sem saber, simplesmente por conta da falta de atenção e do acúmulo de trabalho. Para não ter o seu negócio prejudicado por essas falhas da equipe, a terceirização do setor é uma excelente escolha.

Se você ficou interessado no assunto, veja também em nosso blog o post que mostra os 6 motivos para optar pela terceirização contábil ainda hoje!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×